"Examinais as escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam". Jo 5:39
Deus é o verdadeiro autor da Bíblia, foi Ele quem inspirou os homens na elaboração de cada livro: "Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo." (2 Pedro 1:20-22).
Segundo estudiosos, cerca de 40 pessoas escreveram os livros bíblicos num período aproximado de 1600 anos entre o primeiro e o último escritor - de Moisés a João Evangelista. Apesar de tantos livros escritos e poucas ligações entre os seus escritores, a Bíblia se mostra inerrante e infalível.
A Bíblia é unitária, harmônica e coerente. Ela se explica por si própria, prova do quão perfeito e poderoso são as palavras ali registradas. "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça" (2 Timóteo 3:16). Só o poder de Deus é capaz de realizar uma obra tão perfeita e inesgotável.
Os livros da Bíblia foram unidos de uma maneira muito orgânica e ocorreram em dois momentos, um para a compilação do Antigo e outro para a do Novo. Conforme o Antigo Testamento foi sendo escrito, os Escritos iam sendo compilados e entendidos como Palavra de Deus. Isso aconteceu desde os primeiros escritos de Moisés, até os últimos com Ageu, Zacarias e Malaquias. O historiador Josefo e os mestres judeus entendiam dessa maneira, que até esses últimos profetas, Deus estava falando, mas depois deles Deus cessou.
Para ler a Bíblia, você pode começar com oração, criar uma rotina de leitura e utilizar ferramentas de estudo.
Comece com oração
Peça sabedoria e entendimento ao ler
Peça orientação específica para sua vida
Diga “em nome de Jesus Cristo, amém”
Prepare seu coração e mente para ouvir o que Deus deseja lhe ensinar
Leia e releia o texto baixinho ou em voz alta, várias vezes
Criar uma rotina de leitura
Decida seu horário diário para ler a Bíblia
Seja persistente em seu compromisso
Crie e acompanhe o seu plano de leitura
Se preferir, utilize ferramentas de estudo bíblico. Aproveite os recursos que sua Bíblia tem
Prestar atenção a cada palavra, às ideias, às imagens, personagens
A Bíblia foi organizada por estilos literários. Esta organização, facilita a compreensão da própria Escritura de forma harmônica e linear.Há grupos de livros em ordem cronológica - ordenados por datas - mas boa parte da Bíblia não segue essa estrutura, pois não há uma definição exata dos eventos narrados. Além disso, existem livros que foram escritos no mesmo período e outros que abordam o mesmo assunto.
A Bíblia é uma coleção de 66 livros - inspirados por Deus. A Bíblia reúne escritos do período entre 1500-1400 a.C a 100 d.C. Apesar da imensa e milenar linha cronológica, a Bíblia foi organizada em grupos literários. Veja os livros da Bíblia em ordem de estilos literários:
Antigo Testamento
Pentateuco - Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. O Pentateuco - do grego pentateuchos, que significa "livro de cinco volumes" - é composto pelos 5 primeiros livros da Bíblia. Estes fazem parte da Torá, o Livro da Lei para os judeus. Todos estão dispostos em ordem cronológica.
Livros Históricos - Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis ,I e II Crônicas, Esdras, Neemias, Ester. Este conjunto é formado por 12 livros que contam a história do povo de Israel desde a conquista da Terra Prometida até o exílio babilônico. Os 12 livros também estão em ordem cronológica
Livros Poéticos - Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares. 5 livros fazem parte deste grupo. São poesias, sabedorias, provérbios e cânticos. Estes estão organizados por ordem de relevância.
Profetas Maiores - Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel. Os livros proféticos - num total de 17 - são registros dos profetas sobre o Povo de Israel. Neste grupo há uma subdivisão - profetas maiores e menores - organizados por ordem de relevância.
Profetas Menores - Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Neste grupo estão organizados 12 livros proféticos. A nomenclatura não quer dizer que um profeta era "maior do que o outro", na verdade, a definição está relacionada a extensão da obra literária. Os livros dos profetas menores tem menos capítulos do que os livros dos profetas maiores.
Período Intertestamentário (ou Interbíblico)
Este período remete ao que não foi escrito, é justamente o espaço de tempo em que nada foi profetizado entre o Antigo e o Novo Testamento. Os "anos de silêncio" durou aproximadamente 400 anos.
Novo Testamento
Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João. Os 4 Evangelhos relatam o nascimento, o ministério, a morte, a ressurreição e a ascensão de Jesus. Destes, 3 Evangelhos são denominados como sinóticos - que tem a mesma visão - pois respeitam a mesma sequência de fatos. Apenas o Evangelho de João se difere dos demais por ter diferenças em vários detalhes, na ênfase e no vocabulário.
A história da igreja primitiva - É composto por apenas um livro histórico. O livro aborda sobre a implementação da Igreja Primitiva depois do derramar do Espírito Santo e a expansão do Evangelho. O livro é conhecido como Atos dos Apóstolos.
Epístolas ou Cartas Apostólicas - Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemom (escritas por Paulo). São cartas apostólicas direcionadas às primeiras igrejas espalhadas no mundo antigo, são um total de 21 cartas. Todas as cartas estão organizadas cronologicamente, sendo que as 13 primeiras cartas são de autoria do Apóstolo Paulo. E Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas (diversos autores).
Revelação - Apocalipse. No caso, apenas o Livro de Apocalipse - escrito por João Evangelista - faz parte desta categoria.
Dicas valiosas de como ler a Bíblia
Comece lendo o Evangelho de Marcos, depois leia o Evangelho de João, intercalando com Salmos e Provérbios. Prossiga lendo, desde Gênesis até o fim da Bíblia. Certamente, você será edificado a cada passo dessa trajetória!
Existem muitas maneiras de começar a leitura da Bíblia. Cada um pode escolher como será o seu trajeto, de acordo com a sua realidade. Mas, se você quer começar a caminhada de Leitura Bíblica e entender melhor o seu conteúdo, sugerimos que comece por livros mais simples e de fácil compreensão.
1º passo: Leia o Evangelho de Marcos
Leia 1 capítulo por dia e em 16 dias já terá lido o seu primeiro livro da Bíblia. Se o seu objetivo é começar a entender melhor a Bíblia Sagrada, nada melhor que conhecer o seu tema central e a personagem mais importante: Jesus Cristo. O livro de Marcos é uma boa opção pois é o evangelho mais simples e mais curto dentre as quatro biografias do Senhor Jesus (Mateus, Marcos, Lucas e João). Com essa leitura você poderá conhecer melhor a vida e obra de Cristo, o único caminho que conduz a Deus (João 14:6).O estilo vivo e original do livro lhe ajudará a focar na pessoa de Jesus e no seu papel fundamental na história da humanidade. Apesar de resumir muitos discursos, a narrativa de Marcos é rica em detalhes singulares sobre Jesus. Vale a pena conferir os 16 capítulos, com os momentos mais marcantes da história do Senhor.
2º passo: Leia o Evangelho de João
Este livro têm 21 capítulos, que vão lhe encorajar a conhecer a Deus ainda mais. Leia 1 capítulo por dia e, em 3 semanas já terá lido. Depois de ter uma boa base através do curto livro de Marcos, você já está preparado para avançar numa leitura mais profunda e pessoal da vida de Jesus. O livro de João é considerado o livro mais profundo e espiritual da Bíblia. Nele temos o relato de uma testemunha ocular, o apóstolo João, que viu e participou de muitos eventos e milagres do Senhor. Apresenta uma mensagem de vida que vai inspirar a sua fé em Jesus como Filho de Deus, nosso Salvador.
3º passo: Leia o Antigo Testamento e prossiga para o Novo Testamento
Leia Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, e depois siga lendo os demais livros do Antigo Testamento. Siga a dica inicial: leia os livros mais fáceis primeiro, deixando os mais complexos para o fim. Livros que contam histórias possuem uma narrativa mais simples e podem ser lidos primeiro. Sugestão: se achar muito difícil a leitura de Levítico e Números, por exemplo, salte-os deixando-os para o fim.
Prossiga para o Novo Testamento e complete a leitura dos Evangelhos - leia os livros de Mateus e Lucas, para continuar aprendendo a história de Jesus, agora com as bases e conceitos obtidos na leitura do Antigo Testamento;
Avance para o livro de Atos e restantes livros do Novo Testamento - dando sequência à história e ensinamentos sobre fé e prática cristã até o livro de Apocalipse.
Alterne a leitura bíblica com os livros de Salmos e Provérbios. Estes 2 livros possuem um gênero literário bastante acessível e de fácil compreensão. Eles são ótimos para serem lidos (e relidos!) várias vezes. Inclusive, podem ser lidos ao mesmo tempo que outros livros da Bíblia, quer do Antigo Testamento ou do Novo Testamento. Leia pequenas porções diariamente, reflita e use-os nos seus momentos devocionais.
Note, a ordem da leitura bíblica pode ser de escolha pessoal. Mas ler desde o começo é fundamental para se entender o que é ensinado no restante da Bíblia. Muitos princípios divinos estão registrados desde o início e conhecê-los lhe ajudará a entender o significado de muitos conceitos bíblicos como: pecado, morte, vida, amor, perdão e salvação, ou o porquê foi preciso que Jesus morresse, por exemplo. Vale a pena ler todo o Antigo Testamento.
Nesta proposta, sugerimos que você primeiro conheça bem a vida e obra de Jesus Cristo, para depois compreender o propósito de Deus ao longo da história humana. Ou seja, a partir de Jesus, descubra como Deus criou e começou a se relacionar com a humanidade. Como foi se revelando aos poucos e quais as bases bíblicas da fé cristã. Seguir a ordem progressiva da Bíblia, de Gênesis a Apocalipse, será um ótimo caminho a seguir.
A Bíblia, apesar de estar dividida em duas partes (2 Testamentos ou Alianças) e de ter livros diferentes, possui uma unidade lógica no seu conteúdo. Há uma riqueza de saberes do Antigo Testamento que são fundamentais para se compreender o Novo Testamento e vice-versa. São conhecimentos complementares.
Por esse motivo, é importante ler a sequência dos livros, do princípio ao fim da Bíblia. Isso lhe ajudará a extrair conhecimentos e a compreender o curso da história de Deus ao longo dos tempos.
A Bíblia pode ser lida de inúmeras maneiras e vai depender da intenção, disposição e perseverança do leitor. Você pode ler por curiosidade, necessidade, como pesquisa (literário ou teológico) ou como fonte de inspiração. Independentemente da intenção, as Escrituras lhe darão maior conhecimento sobre Deus, além de estabelecer as bases para sua fé e prática cristã.
Acesse a Bíblia Online
Como a Bíblia foi dividida
Originalmente os livros da Bíblia não eram divididos em capítulos e versículos. Até Jesus quando citava as Escrituras usava a expressão "está escrito", pois não havia uma forma de referenciar com exatidão.
Curiosamente a organização da Bíblia em capítulos e versículos se deram em diferentes épocas. A divisão da Bíblia em capítulos, foi feita pelo clérigo inglês Stephen Langton no século XIII em 1227. A organização foi feita a partir da Vulgata - versão latina da Bíblia - e posteriormente Lagnton capitulou as versões da Bíblia em hebraico e grego.
Já a inclusão de versículos se deu séculos depois. Santi Pagnini foi o primeiro a tentar organizar a Bíblia em versículos numerados em 1527. Apesar da publicação de Pagnini, foi o impressor Roberto Estienne que criou a versão utilizada até hoje. Em 1551, Roberto Estienne fez a divisão em versículos da versão grega do Novo Testamento e em 1555 fez a divisão completa da versão latina.
A primeira Bíblia impressa a ter capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, publicada em 1560 na Suíça. Nesta Bíblia foi utilizada a divisão de capítulos de Stephen Langton e a organização dos versículos numerados de Roberto Estienne. Até os dias atuais, este tipo de organização da Bíblia facilita o nosso estudo e a nossa leitura.