TESTEMUNHO VIVO
Jovem depressiva tem visão de Jesus e sua vida é transformada
A jovem Gabby Fontes, que enfrentou uma luta profunda contra pensamentos suicidas e opressões emocionais, compartilhou sua jornada de cura e libertação espiritual após uma visão de Jesus.
Gabby, uma brasileira-americana criada no Texas, começou a experimentar sentimentos de vazio e depressão quando ainda era adolescente, sem entender a causa desses pensamentos. Ela relatou, em seu canal no YouTube, ItsGabby, que sentia uma pressão constante para pôr fim à sua vida, especialmente em momentos de solidão.
Criada sem conhecimento sobre Deus, Gabby questionava frequentemente seu propósito de vida. Ela expressou uma sensação de vazio interior e buscava uma resposta para as suas dúvidas existenciais. Durante o período de transição para a faculdade, enfrentou crises emocionais intensas, que a levaram a desenvolver comportamentos como a compulsão alimentar. Mesmo após tentar cursar a faculdade local, Gabby não prosseguiu, sentindo-se profundamente deprimida e perdida.
"A depressão é uma doença psiquiátrica que produz mudanças no humor e provoca nos pacientes uma tristeza profunda, sem fim, com sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima, culpa e, também, distúrbios do sono e do apetite."
O primeiro contato de Gabby com o divino aconteceu de maneira inesperada, através de um sonho vívido. Ela relatou que, em uma noite, viu Jesus vindo nas nuvens e ouviu uma música que parecia tocar dentro dela. “Foi muito real”, disse Gabby, explicando que, ao acordar, ainda conseguia ouvir a melodia. No entanto, apesar de sentir a presença de Deus, ela ainda não estava pronta para uma conversão.
Em seguida, Gabby se envolveu em um estilo de vida de festas e bebidas durante seu tempo em Nova York, na tentativa de encontrar prazer e significado na vida. Mesmo com essa busca, a tristeza persistia. Ela se aprofundou em práticas da Nova Era, mas, durante a pandemia de Covid-19, retornou ao Texas, onde teve uma experiência marcante com Deus. Em um sonho, o Senhor a alertou para se arrepender e se afastar de influências espirituais negativas.
O momento decisivo de sua transformação ocorreu em agosto de 2022. Gabby, em seu quarto, sentiu novamente a presença de Deus e, motivada pelo Espírito Santo, iniciou uma oração. Ela teve uma visão onde a verdade de Jesus foi revelada, entendendo finalmente o propósito da vida e sentindo-se restaurada emocional e espiritualmente. “Eu me senti inteira. Eu senti como se Ele estivesse juntando meus pedaços novamente”, relatou ela, que então comprou uma Bíblia e passou a se dedicar à Palavra de Deus.
Hoje, Gabby é uma defensora do evangelho e utiliza seu canal no YouTube para compartilhar sua experiência de fé e libertação com outros. Ela enfatiza que, ao encontrar a verdade em Jesus, ela experimentou uma transformação que a libertou das mentiras do mundo.
“O mundo é apenas um trem que te leva para o inferno. Eu nunca me diverti. Fui tão enganada pelo mundo e tão manipulada. Finalmente conheci a Verdade e foi libertador para mim”, concluiu. Em 2023, seguindo a direção de Deus, Gabby retornou a Dallas, onde foi batizada, conforme informado pelo God Reports.
A depressão é uma condição que envolve aspectos biológicos, psicológicos, sociais e espirituais. É um transtorno mental sério que está se tornando cada vez mais comum na sociedade contemporânea1. De fato, a maioria das pessoas que leem este artigo já teve ou terá um amigo próximo ou membro da família que sofre de depressão.
Embora os sintomas de depressão variem de caso a caso, existem algumas características centrais, como a perda de energia, de interesse e, frequentemente, do prazer. Além disso, alterações fisiológicas podem ser observadas no corpo, afetando o apetite, o sono, a capacidade de concentração, a atenção, entre outros aspectos.
A depressão leva as pessoas a experienciar uma sensação de vazio e desesperança. Infelizmente, ela pode ser uma inimiga silenciosa, pois muitos indivíduos sentem-se envergonhados em admitir seus problemas. É comum o receio de falar abertamente sobre essa condição. Por medo de serem julgados como “com pouca fé”, evitam buscar ajuda
Como filhos de Deus, podemos encontrar em Jesus o que precisamos para suportar o sofrimento e encontrar propósito em meio a adversidades (Ro 5.3-4; 8.28), mesmo em condições crônicas, como pode acontecer em alguns transtornos de humor.
Para alguém que está deprimido, ser compreendido é fundamental. O evangelho revela-nos o próprio Senhor Jesus Cristo, que se tornou humano e experimentou profunda dor e aflição, maior do que qualquer homem já experimentou. Cristo, à nossa semelhança, foi tentado de todas as formas. Deus não está distante, mas se preocupa conosco e compreende nossas lutas (Hb 4.15-16).
Um relacionamento vivo com Deus, dentro de uma comunidade comprometida com Sua missão, atende às necessidades existenciais do ser humano. Uma visão realista e bíblica de nós mesmos ajuda a entender e atender nossas necessidades psicológicas. Por meio de Cristo, temos a possibilidade de curar relacionamentos, perdoar, encontrar propósito e trabalho significativo (Mt 6.12; 18.21-22; Lc 23.34).
É importante abrir-se e ser honesto consigo mesmo e com pessoas confiáveis em sua comunidade sobre sua depressão. Compartilhar sua história pode encorajar outros a buscar ajuda e mostrar que a depressão é uma condição médica real, tratável e não um motivo de vergonha. A comunidade de fé deve acolher, oferecer amor, aceitação e identidade, ministrando uns aos outros os dons que Deus nos concedeu (cf. Gl 6.2).